sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A REVOLTA DOS LIVRINHOS - UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PARA ATRAIR SEU PÚBLICO À BIBLIOTECA

Livro: A revolta dos livrinhos. Fonte: gutarocha.blogspot.com
    Resolvemos postar essa matéria para mostrar uma possível estratégia para levar os alunos a frequentarem a biblioteca.
       Para isso utilizaremos a história do livro " A REVOLTA DOS LIVRINHOS" de Lielba Ramos e Aldo Domingues. O livro conta a história de uma revolta dos livros com as crianças que não frequentavam mais a Biblioteca da escola. E com isso os livros realizam protestos e passeatas para mostrar que a Biblioteca é um local de educação e diversão. E não pode ser abandonado pelo simples fatos das crianças estarem dando mais atenção a programas televisivos e jogos eletrônicos

      Vale conferir o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=5_jENpVBvMo

        Aqui em nossa biblioteca já possuímos um grande público fiel, como se diz na biblioteconomia nossos  usuários reais.
       Porém montamos uma estratégia para atrair os alunos que ainda não são frequentadores assíduos da biblioteca, para isso confeccionamos/customizamos caixas para levar até eles nos corredores da escola no horário do intervalo.

Caixas customizadas I. Foto: Katty Anne Nunes
Caixas customizadas II. Foto: Katty Anne Nunes
Caixa customizadas III. Foto: Katty Anne Nunes
     Os materiais utilizados foram: caixa, cola, gibis, pincel de pêlo largo e cola colorida apenas para envernizar as caixas (basta misturar a cola com um pouco de água passar e deixar secar, se preciso passe outra mão e pronto).
       Após confeccionarmos as caixas, selecionamos alguns livros e nos intervalo levamos para os corredores e até mesmo jardim da escola. 
        Vale lembrar que esse trabalho seria quase que impossível sem a ajuda dos nosso queridos mediadores de leitura do Projeto de Incentivo a Leitura - PIL.
      Assim, se os alunos não vão até a biblioteca e na vida real os livros não podem se revoltar por si só, nós os levamos  até esses alunos.
Mediador: José Anibal. Foto: Katty Anne Nunes
Alunos no espaço do corredor. Foto: Katty Anne Nunes
Alunos no espaço do jardim. Foto: Katty Anne Nunes
Alunos aproveitando o recreio para aprender um pouco. Foto: Katty Anne Nunes

   Ajude os livrinhos da sua biblioteca a se revoltarem. Fica a Dica.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PLANETÁRIO SESC

      O Studio 5 Festival Mall por meio do projeto SESCiência está com a Mostra Planetário SESC desde o dia 16 de julho e vai até dia 24 de Agosto, podendo ser visitada das 8h às 21h.
       A exposição aborda temas como estações do ano, os hemisférios, eclipse, as estrelas e suas explosões, meteóros entre outros.
Planetário SESC. Foto: http://www.blogdouakti.com.br/

        O Observatório Solar Indígena nos mostra como os índios acompanhavam as estações do ano, já que eles não possuiam os sofisticados meios tecnológicos que hoje temos.

Observatório Solar Indígena. Foto: Marisa Lima
       Um outro espaço nos proporcionou a visualização do movimento do Sol, da Terra e da Lua, além de analisarmos a distância dos planetas em relação ao sol e as características que eles devem possuir para serem classificados como "Planeta" e não "Planeta Anão" como é o caso de Plutão, também observamos a simulação de como ocorre o eclipse Solar e Lunar.

Mostra Planetário SESC. Foto: Marisa Lima

      A cúpula que imitou o céu, nos permitiu observar as constelações, conhecer algumas de suas lendas como a as de Órion e Andrômeda, ver as constelações dos Zodíacos e assim associar os signos aos meses do ano e ainda aprender a nos orientar pelas estrelas.
Cúpula. Foto: Marisa Lima
       Já a por meio da oficina pedagógica aprendemos a identificar as estações dos anos nas diferentes regiões do pais. 
Oficina Pedagógica. Foto: Tamires Pádua
       Agradecemos a paciência e dedicação da monitora Wankens Tamires Pádua, estudante de química que nos recepcionou muito bem e estava sempre disposta a responder nossas dúviadas.
Alunos com a monitora Tamires Pádua. Foto: Katty Anne Nunes

         Quem quer ser um (a) Astronauta?
Aluna e Astronauta Maria Karine. Foto: Marisa Lima
        Concluimos que essa visita foi uma aula de física, ciência, química, história, astronomia e astrologia fora do espaço das sala de aula.

Mostra Planetário SESC. Foto: Marisa Lima
Ainda deu tempo de tomar um sorvete. Foto: Katty Anne Nunes
        As escolas interessadas em visitar, é preciso agendamento prévio. A participação poderá ser confirmada através dos telefones (92) 2121-5397 ou no e-mail:sala.ciencias@sesc-am.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PARTICIPAÇÃO DO PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA NO BIBLIOTECA NA RUA

  Segue um trecho da matéria publicada do Blog Caçadores de bibliotecas http://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br/ sobre a participação do Projeto de Incentivi a Leitura - PIL, aqui da nossa biblioteca no evtnto denomidado BIBLIOTECA NA RUA do movimento ABRE BIBLIOTECA.
        Foi sábado, dia 04 de agosto de 2012, a realização de mais uma das atividades do Movimento ABRE BIBLIOTECA, que aconteceu no horário das 08 às 12 horas, em frente a Biblioteca Pública do Amazonas.
       A ação cultural intitulada BIBLIOTECA NA RUA, teve por objetivo instigar a população amazonense a pensar sobre os serviços que uma biblioteca pública pode oferecer e também servir de protesto pelo fato de estarmos há mais de cinco anos sem esse tipo de serviços.
     
 Mediadores de leitura. Foto: Soraia Magalhães
       Segundo a autora do blog Soraia Magalhães: Outro grupo que encantou quem passou na Barroso, foram as crianças da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizado no bairro 11 de Maio - Colônia Antônio Aleixo, onde a amiga Katty Anny Nunes, atua como Bibliotecária e tem a parceria de Marisa Lima para auxiliá-la, no PIL - Projeto de Incentivo à Leitura. 
         Para o evento Marisa fez questão de providenciar para a meninada "roupinhas" amarelas adequadas a cor do Movimento ABRE BIBLIOTECA. As crianças, que haviam participado de oficina sobre poesia, tiveram a inspiração para propor doces abordagens...quem passava, podia ouvir pequenas poesias...Lindo, lindo, lindo!







        Além das fotos publicadas no Blog Caçadores de bibliotecas, segue para vocês algumas outras imagens da participação desses grupinho da pesada nesse evento.

Lançamento do livro "A Caçada do Snark", traduzido para o português pelo escritor amazonense Jorge Bandeira

Alunos declamando as poesias. Foto: Marisa Lima


Juciane Neres uma das mediadoras de leitura. Foto: Marisa Lima

terça-feira, 7 de agosto de 2012

OFICINA DE DESENHO (AUTO-RETRATO)





    Aconteceu na Biblioteca Professor Raimundo Freitas uma oficina de desenho na modalidade Auto-retrato, onde o artista plástico, desenhista e quadrinhista Luís Carvalho, ensinou para nossos alunos um pouco das técnicas para se fazer esse tipo de trabalho.
       O dicionário Priberam da Língua Portuguesa define auto-retrato como sendo um retrato desenhado ou pintado pela própria pessoa, no entanto ele também pode ser feito atraves de escultura. 
       Alguns autores dizem que eles existem desde os primordisos, pois encontramos esses registros (pinturas de mãos e até mesmo figuras humanas) nas cavernas, no Renascimento os artistas passaram a pintars seus próprios rostos, já que não havia ainda a fotografia.
     Para quem não sabe o aouto-retrato também pode se expresso em forma de poesia como essa da autora Cecília Meireles.

http://www.vidaslusofonas.pt/cecilia_meireles.htm
RETRATO - Cecília Meiresles

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

        A primeira fase da oficina  aconteceu com os alunos tirando uma fotografia para que nosso qadrinhista pudesse já fazer alguns rabiscos para os alunos trabalharem suas imagens.
      
1º fase da oficina, captação das imagens dos alunos. Foto: Marisa Lima  








        Já na segunda fase da oficina os alunos foram orientados pelo artísta e conseguiram criar seus próprios retratos. 
Orientação para o criação dos auto-retratos Foto: Marisa Lima

E aí ficou parecido?
Aluna Ana Cristina. Foto: Katty Anne Nunes
Alunos participante da oficina. Foto: Katty Anne nunes

Alguns auto-retratos expostos. Foto: Marisa Lima
A oficina fez sucesso e talvez tenhamos uma segunda edição.