quinta-feira, 23 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE UMA ALUNA E MEDIADORA DE LEITURA

      Hoje, 23 de Maio, dia de comemoração. Nossa biblioteca não poderia deixar passar em branco o aniversário de uma menina muito querida, aluna exemplar.
     Maria Gabriela, aluna do 8º Ano, que aniversaria esta semana, é uma mocinha muito especial, boa filha, estudiosa, solidária e participativa. É uma das alunas voluntárias que colabora nas atividades práticas da biblioteca. Um grupo de coleguinhas dela preparou uma pequena surpresa para a mesma! Com a colaboração da Aux. de biblioteca foi oferecido um pequeno lanche enriquecido com declamação de poesias, mensagens de amizade, um pouco de música... em fim, Mª Gabriela apesar de emocionada ficou alegre e feliz com a atenção e o carinho dos colegas. Parabéns Mª Gabriela!
      A seguir, algumas imagens dessa homenagem à Gabriela.
  
A Mª Gabriela é essa princesa de vestido vermelho!
Parabéns Maria Gabriela!
Momento de alegria!
Abraços e felicitações!
Esse é o Igor! Um dos organizadores da homenagem.
Mª Karine! Colega e amiga inseparável de Gabriela.
Lúcio. Outro amigão de Gabriela!
Mais carinho para Gabriela!
O João Victor também rendeu homenagem à Gabriela!
Essa foi nossa homenagem à essa bela aniversariante!
Parabéns e felicidades Gabriela!
Att. Marisa Lima/ Aux. de Biblioteca.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

   No começo da colonização do Brasil, os portugueses tentaram utilizar a mão-de-obra indígena na lavoura e demais trabalhos pesados...Esta ideia não deu certo, os índios, verdadeiros donos do Território rebelaram-se contra a escravidão pretendida, no que foram apoiados e defendidos pelos religiosos envolvidos no processo de colonização. Diante disso, os portugueses tiveram que fazer o mesmo que os demais europeus daquela época; ir buscar os negros na África para escravizá-los em sua colônia. Foi dessa forma que aconteceu a entrada dos escravos no Brasil.
   Os negros trazidos da África, eram transportados de forma precária e desumana nos porões dos navios negreiros, muitos não resistiam aos inúmeros maltratos e morriam durante a penosa viagem. Os sobreviventes que conseguiam chegar ao Brasil eram comprados por ricos e cruéis fazendeiros, senhores  de engenhos...que os tratava de forma cruel e degradante. Porém, apesar desta prática horrorosa ser considerada "normal" pela maioria, havia aqueles que eram contra esse tipo de abuso; eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo). Mesmo com todo esforço, luta e empenho dos abolicionistas, a terrível escravidão se arrastou por 300 anos.
  O principal fator que manteve a escravidão foi o econômico, uma vez que os escravizadores só visavam lucros e a mão-de-obra escrava era grátis; além disso os escravos não tinham nenhum tipo de assistência o que contribuia ainda mais para os lucros dos senhores de escravos.
Antes da Abolição da Escravatura, algumas leis foram criadas: 
1850 foi extinto o tráfico negreiro,
1871 foi criada a Lei do Ventre Livre; esta Lei tornava livre os filhos dos escravos nascidos a partir de sua promulgação.
1885 foi criada a Lei Saraiva Cotegipe ou Lei dos sexagenários que beneficiava os negros com mais 65 anos.
  Em 13 de Maio de 1888 a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil.
A vida dos nogros no Brasil após a Abolição
Após a Abolição os negros continuaram sofrendo. O Estado brasileiro não podendo mais explorá-los os abandonou a própria sorte. Não se preocupou em criar condições para que eles fossem integrados no mercado de trabalho, aumentou o preconceito e a discriminação contra os ex-escravos, foi dada preferência à mão-de-obra europeia, isso gerou enorme dificuldade aos negros ditos livres, criando intransponíveis barreiras para conseguirem emprego, geração de renda para manter uma vida com o mínimo de condições necessárias.
 Em nossa Biblioteca fizemos uma atividade sobre essa data, sobre esse período que contibuiu imensamente para a formação social, cultural... do nosso País.
Realizamos palestra, leituras, contação de histórias e um rápido concurso de pequenos textos sobre o tema.
A seguir, algumas imagens dessa atividade.
Turma concentrada para dar início a atividade.Foto: Marisa

Alunas do 8º Ano, voluntárias, realizando a atividade.Foto: Marisa
Turma em atividade. Foto: Marisa
Alunos participativos. Foto: Marisa
Aleitura é a base dessa atividade. Foto: Marisa.

Essa foi nossa atividade sobre a Abolição da Escravatura. Ass. Marisa Lima, responsável por esta Biblioteca.