quinta-feira, 22 de agosto de 2013

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

       Origem do Dia do Estudante- No dia 11 de Agosto de 1827, D. Pedro I Instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do País. Cem anos depois da criação desses cursos, Celso Gand Ley propôs que a data  fosse escolhida para homenagear todos os estudantes.       Assim, em 1927 foi instituído o Dia do Estudante.
      O Dia do Estudante é uma data importante, pois, é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal.
Estudante é a pessoa que busca adquirir conhecimento, muitas vezes independente de sala de aula ou da participação de um professor.
     Estudante é o que busca na escola, através dos professores e dos livros, o melhor para sua qualidade de vida. É buscar ser culto, é muitas vezes abrir mão de prazeres passageiros hoje, para garantir prazeres mais duradouros no futuro. É enfrentar desafios e superar obstáculos para atingir o objetivo desejado.

"A escada para o sucesso tem seus degraus feitos por compromissos firmados pelo comprometimento com os estudos" Márcio Alves.

Em homenagem aos estudantes realizamos em nossa Biblioteca uma atividade simples, mas, muito gratificante; aconteceu um bate-papo sobre o que é ser um verdadeiro estudante. A nossa escritora e aluna do 8º Ano Melissa Costa, escreveu mais um bom texto sobre o tema abordado. O texto citado é o seguinte:
É muito importante ser estudante, e tem muita diferença de um aluno para um estudante. Aluno pode ser qualquer uma pessoa, mas, um estudante tem que ter além de outras qualidades, sinceridade, companheirismo e aprende a ser educado com todos.
Moral da história: Existe tempo para tudo nesta vida, estude bastante que no final você não irá se arrepender de nada. Melissa Costa.
Para concluir a atividade foi feita uma mediação de leitura.
A seguir imagens de nossa atividade do Dia do Estudante:


Esperamos que tenham gostado de nossa atividade! Até a próxima. Marisa Lima Aux. de Biblioteca.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

VALORIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

      No 2º Bimestre, fizemos  a atividade de Valorização e Dinamização da Biblioteca no dia 17 de Julho.
      Iniciei falando o quanto a Biblioteca é importante para toda a comunidade escolar. A Biblioteca é o coração da escola, mas, esse coração precisa ser preservado, respeitado, valorizado e muito bem aproveitado.
     A Biblioteca não é um projeto em experiência e sim, parte fundamental da escola.
     Após minha fala, a aluna Melissa Costa do 8º Ano escreveu o seguinte texto:
      
   A Biblioteca não é apenas um simples lugar para se ver, é um local de conhecimento e aprendizado. Além de ter vários livros, jogos, entretenimento e outras coisas, a Biblioteca junto com sua família que seria os (livros), oferece um mundo  novo e criativo, um mundo mágico e encantado, para isso acontecer precisamos nos aprofundar nesse novo e criativo mundo e soltar a imaginação. A Biblioteca é o nosso segundo lar que devemos cuidar e zelar para que todos façam bom proveito dela. 
   Para fechar a atividade com chave de ouro, houve uma mediação de leitura onde os mediadores vestidos de alguns personagens da Literatura Infantil realizaram leitura em grupo.
   Foi uma ótima atividade.
A seguir imagens desta atividade: 

      


E assim encerramos mais uma atividade em nossa Biblioteca. Até a próxima. Att. Marisa Lima, responsável por esta Biblioteca.








































































  

DIA MUNICIPAL DA PAZ

     Devemos falar e praticar a Paz todos os dias e em todos os momentos de nossa vida.
    Em nossa Biblioteca apesar de estarmos constantemente estimulando a paz e combatendo a violência através do diálogo, escolhemos o dia 15 de Julho para fazermos nossa atividade sobre O Dia Municipal da Paz.
    Convidamos uma turma de alunos de 4º e 5º Ano. Juntamente com um pequeno grupo de mediadores fizemos um bate-papo sobre a importância da paz. 
    Perguntamos para a turma qual o principal motivo de tantas brigas entre os alunos e a maioria respondeu que o motivo geralmente é apelidos que cada um coloca no outro para ridicularizar e isso gera as conflitos.
Baseado nisso improvisamos a dramatização de uma historinha sobre um monstro muito feio, que vivia na floresta, que assustava as crianças da comunidade e todos colocavam horríveis apelidos nele. Um dia as crianças resolveram fazer diferente e convidaram o monstro para interagir com elas. Essa atitude das crianças mudou tudo! O monstro, apesar de sua aparência pavorosa; era bondoso e muito carente de afeto.
   Foi uma festa!  As crianças abraçaram o monstro, brincaram, leram lindas histórias, lancharam. Foi muito bom!

  A paz reinou entre todos e passaram a viver felizes e unidos.
E esta foi nossa atividade do Dia Municipal da Paz/ 2º Bimestre. Att. Marisa Lima, responsável por esta Biblioteca.