O dia 8 de Setembro foi declarado pela ONU e pela UNESCO, como o Dia Internacional da Alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da Comunidade Internacional e chegar a um compromisso mundial com relação ao desenvolvimento e à educação.
Refere-se a alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo, etc.
No entanto a definição mais correta de alfabetização vem a ser a do renomado pedagogo brasileiro Paulo Freire " A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de conhecer o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento".
A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos. A alfabetização é um forte instrumento de inclusão social, e é um fator determinante de mudança, é um instrumento prático de poder no que diz respeito as três vertentes principais do desenvolvimento sustentável:
O desenvolvimento econômico
O desenvolvimento social
E a proteção do meio ambiente.
A Biblioteca Pólo Profº Raimundo Freitas apresentou a seguinte atividade em comemoração ao Dia da Alfabetização:
Iniciamos com uma palestra destacando a importância da alfabetização e a necessidade vital de alfabetizar e alfabetizar com qualidade! Falou-se que, entre outras importâncias, a alfabetização é fundamental para o crescimento e desenvolvimento sociocultural de cada indivíduo.
A atração maior da atividade ficou por conta da apresentação de uma peça que simulava uma sala de aula, com muita escrita, leitura e uma boa dose de bom humor.
A autoria dessa peça é das alunas Suellem e Melissa, do 8º Ano, do Turno Vespertino.
A seguir algumas imagens dessa atividade
E estas duas lindas jovens, são a Suellem e a Melissa, autoras da peça que apresentamos hoje em homenagem ao Dia da Alfabetização! |
![]() | |
Essa foi nossa atividade do Dia Internacional da Alfabetização! |
Atenciosamente: Marisa Lima