terça-feira, 17 de setembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

     O dia 8 de Setembro foi declarado pela ONU e pela UNESCO, como o Dia Internacional da Alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da Comunidade Internacional e chegar a um  compromisso mundial com relação ao desenvolvimento e à educação.
     Refere-se a alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo, etc.
     No entanto a definição mais correta de alfabetização vem a ser a do renomado pedagogo brasileiro Paulo Freire " A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de conhecer o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento".
    A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos. A alfabetização é um forte instrumento de inclusão social, e é um fator determinante de mudança, é um instrumento prático de poder no que diz respeito as três vertentes principais do desenvolvimento sustentável:
O desenvolvimento econômico
O desenvolvimento social
E a proteção do meio ambiente.
     A Biblioteca Pólo Profº Raimundo Freitas apresentou a seguinte atividade em comemoração ao Dia da Alfabetização:
     Iniciamos com uma palestra destacando a importância da alfabetização e a necessidade vital de alfabetizar e alfabetizar com qualidade! Falou-se que, entre outras importâncias, a alfabetização é fundamental para o crescimento e desenvolvimento sociocultural de cada indivíduo.  
 A atração maior da atividade ficou por conta da apresentação de uma peça que simulava uma sala de aula, com muita escrita, leitura e uma boa dose de bom humor. 
A autoria dessa peça é das alunas Suellem e Melissa, do 8º Ano, do Turno Vespertino.
A seguir algumas imagens dessa atividade
 
E estas duas lindas jovens, são a Suellem e a Melissa, autoras da peça que apresentamos hoje em homenagem ao Dia da Alfabetização!
Essa foi nossa atividade do Dia Internacional da Alfabetização! 
                             Atenciosamente: Marisa Lima

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DIA DA INFÂNCIA

                                              24 de Agosto é o Dia da Infância


    Esta data foi instituída com o propósito de que se reflita sobre as condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças vivem no mundo.
    Todas as crianças têm direitos básicos: Alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade, ambiente familiar e social. Devem ser protegidas de discriminação, exploração, violência e negligência. Como está patente na Declaração Universal dos Direitos das Crianças.
    Homenageando as crianças em seu dia especial, nós da Biblioteca Profº Raimundo Freitas, juntamente com um grupo de mediadores de leitura, realizamos em algumas salas de aula, previamente avisadas; brincadeiras de roda, cantando antigas músicas infantis.
    Encerrando nossa atividade, fizemos uma mediação de leitura.
    A seguir, algumas imagens dessa atividade: 


Essa foi nossa homenagem ao Dia da Infância. Att. Marisa Lima.

DIA DO FOLCLORE

                         22 de Abril é o Dia do Folclore. 

          Esta data foi criada em 1965 através de um decreto Federal.
   Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, Estado ou região. O folclore se manifesta na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade, vestimenta, etc.
   O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
    Comemorando essa data fizemos a seguinte atividade na biblioteca:
    Iniciamos com uma palestra sobre o quanto é importante o folclore para conhecermos o mundo em que vivemos. Através do folclore é possível conhecer o povo e parte da história do povo de determinado lugar.
    Lemos e falamos sobre lendas brasileiras, especialmente as da Região Norte, escolhemos a lenda do guaraná, do Município de Maués, para um rápido debate com a exposição de um cartaz sobre esta interessante lenda.
    Para encerrar a atividade, fizemos contação de histórias com uso de fantoches.
    Vejam imagens a seguir:
Essa foi nossa homenagem ao Dia do Folclore. Att. Marisa Lima.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DIA MUNICIPAL DA PAZ

     Neste terceiro Bimestre realizamos nossa atividade sobre o Dia Municipal da Paz em 16 de Agosto.
Inicialmente falamos o quanto é preciso estimular a paz, cultivar a paz. A Paz, assim como a guerra, os conflitos, brota de nossos corações, de nossas mentes! Portanto, é vital que pratiquemos a Paz em todos os momentos de nossas vidas. A Paz não é apenas a ausência de guerra, de conflito, de brigas. A Paz é também, ter saúde, alimentação saudável, educação de qualidade, viver em fraternidade, ser solidário, enfim, é buscar serenidade dentro de nosso íntimo para vivermos com tranquilidade.
     Em seguida alguns alunos falaram sobre o assunto, deram depoimentos sobre a imensa diferença de se viver em paz ou em conflito.
Finalizamos a atividade com uma roda de leitura.
Vejam as imagens a seguir:

Esperamos que tenham gostado de nossa atividade! Até a próxima. Att. Marisa Lima.