quinta-feira, 10 de outubro de 2013

LEITURA NA PRAÇA

     O Leitura na Praça é um evento realizado anualmente, por todas as escolas da rede municipal (SEMED).
     Em 2012 aconteceu no Parque dos Bilhares. Este referido evento tem por finalidade divulgar e estimular a leitura. Além das diversas atividades que compõem esta grande festa, é também escolhido um escritor ou escritora para ser homenageado (a) em 2012 a escolhida foi Ana Peixoto. 
      Em 2013 o homenageado foi Tenório Telles.
      Este ano as escolas da Colônia Antônio Aleixo escolheram a área do ECAE para a realização do grande evento. ECAE significa; Espaço Cidadão de Arte e Educação. É um ótimo espaço, bonito, arborizado, muito bem estruturado. Localizado no centro da Colônia Antônio Aleixo e é administrado pelo CSELA/ Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo.
     Teve a participação de todas as escolas da área da Colônia. A abertura do evento ficou por conta da fanfarra da Escola Municipal Nossa Sra. das Graças. Esta fanfarra é composta por alunos do 6º ao 9º Ano, foi um show.
      Cada escola apresentou uma atividade voltada para a leitura. A Escola Nossa Sra. das Graças levou um pequeno acervo de livros de literatura infanto juvenil e um grupo de mediadores de leitura que realizou um excelente trabalho, todos caracterizados de personagens das histórias que compõem a literatura infantil e juvenil. O Leitura na Praça é um evento que está dando ótimo resultado, cada ano aumenta o número de participantes e desperta mais e mais o interesse de cada um em fazer o melhor possível.
      A seguir algumas imagens do Leitura na Praça:

  
Escritora Ana Peixoto. Homenageada em 2012, no Leitura na Praça.

Imagem de 2012, Leitura na Praça. Parque dos Bilhares. A escritora Ana Peixoto e o grupo de mediadores da Biblioteca Professor Raimundo Freitas/ da Escola Nossa Sra. das Graças.
 
2013. Leitura na Praça. Palco do ECAE/ Colônia Antônio Aleixo

Os passarinhos e outros bichos- Mais uma obra do renomado Tenório Telles
Fanfarra da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. Abertura do Leitura na Praça. Colônia Antônio Aleixo
Esta fanfarra é um dos motivos de orgulho da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças
Este pequeno músico é o Adam. Ele tem o dom da música. É emocionante ouvi-lo tocar. Parabéns Adam!
Área de entrada do ECAE
Nossos mediadores de leitura escolheram este cantinho, para brindar o público com leitura de belas histórias!
Leitura é sempre bom e nunca é demais!
Cada mediador ou mediadora tem seu jeito especial de agradar o público que escuta a leitura.
É muito bom ouvir uma boa leitura feita por quem se dedica a esta arte!
Esta pirata do bem, além de linda, é uma encantadora mediadora de leitura!
Esta bela bruxa encanta a todos com sua leitura, e ainda mais com sua presença!
Este mediador de leitura é o Tiago. Ele faz parte da fanfarra da escola, mas neste evento optou pela mediação de leitura!
É um grande prazer ouvir leitura feita por estes dedicados mediadores!
Leitura é prioridade. Mediadores de leitura são fundamentais para o sucesso do aprendizado e aprimoramento da leitura.
Tenório Telles. Uma grande referência da literatura amazonense. Homenageado no Leitura na Praça de 2013. Parabéns querido escritor! Atenciosamente Marisa Lima

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

DIA DA ÁRVORE

              21 de Setembro Dia da Árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. É uma data muito especial em virtude da importância das árvores para a vida humana e para a vida de todas as espécies existentes no Planeta Terra.
            Árvore é sinônimo de vida. As árvores nos proporcionam inúmeros benefícios; da sombra reconfortante à folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem, devolvem a ele serviços e bens, mas, o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos das árvores: Madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutas, flores, e muitos outros.
            Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios; A proteção do solo, dos rios, das nascentes; a preservação da vida silvestre, a manutenção da qualidade de vida e muito mais.
            Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.
           Em homenagem ao Dia da Árvore fizemos uma atividade simples e objetiva; uma palestra sobre a vital importância das árvores para o equilíbrio da vida no Planeta. Falamos sobre o dever de cada um de nós para com o plantio e preservação de árvores em nossos quintais, praças, parques, etc. Vejam a seguir algumas imagens de nossa atividade:
Até a próxima atividade- Att. Marisa Lima