segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DIA DA INFÂNCIA



        No Dia 24 de agosto comemorou-se o Dia da Infância, essa dia foi pensado com o  intuito de refletir a situação social, educacional, cultural e econômica da crianças em todo mundo.
      Aqui em nossa biblioteca essa data não poderia passar em branco. Sendo assim, resolvemos trabalhar uma  semana (26 à 30 de agosto) em prol dessa data.
Aluno do 4º ano na Semana da Infância. Foto: Marisa Lima.
        Nosso foco foi trabalhar o resgate das brincadeiras antigas, uma vez que muitas crianças estão pulando essa fase da sua vida seja devido a gravidez precoce, o trabalho infantil e outros motivos. 
      Então, fizemos uma exposição de brinquedos, e o grande momento dessa exposição foi a Coleção de Bonecas em especial Barbie’s, que nos foi cedida pela Acadêmica de Psicologia Patrícia da Silva, a dona da coleção nos contou que sua boneca mais antiga foi dada pelo seu pai e a mesma tem 30 anos, sua coleção é composta por 33 bonecas na exposição tivemos 13 delas.
Exposição de brinquedos. Foto: Marisa Lima
       Dentre tantas bonecas temos uma Barbie a Patrícia considera muito especial pois, foi dada a dona da coleção por Frank Viana ex-dançarino da Banda Calypso, a coleção também apresentou bonecas vindas de Portugal, Estados Unidos entre outros lugares.
Coleção de Babie's. Foto: Marisa Lima


      Além da mostra de brinquedos nossa auxiliar de biblioteca Marisa Lima também falou da importância de brincar e que esse ato espontâneo deve ser praticado em todas as idades, ressaltou que a criança que brinca é mais alegre, menos violenta, criativa no geral a criança que brinca é mais FELIZ.
Visita à exposição. Foto: Marisa Lima


Alunos ouvindo a pequena palestra. Foto: Marisa Lima
       Uma aluna nos relatou "me diverti muito nessa atividade, acheia as benecas lindas porque eu nunca tive bonecas nem brinquedos quando eu era menor".

     Para encerrar a atividade a Bibliotecária Katty Anne Nunes trazia a prática do resgate de algumas brincadeiras como Morto Vivo, Bambolê e algumas cantigas de roda.

Brincadeira de roda. Foto: Marisa Lima

Brincadeira Vivo Morto. Foto: Marisa Lima
Até os meninos se revelaram no bambolê. Foto: Marisa Lima
      
       Com essa atividade esperamos que por um momento podemos fazer essas crianças refletirem sobre o ato de brincar tornando-se mais amigas e felizes.
      Agradecemos a colaboração dos professores que nos ajudaram na realização dessa atividades, segundo alguns esse momento pode ser caracterizado como uma oportunidade de experiência, conhecimento e lazer para o atual momento desse mundo globalizado.
Até os professores entraram na roda. Foto: Marisa Lima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário