segunda-feira, 11 de novembro de 2013

31 DE OUTUBRO DIA DO SACI

     Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do HALLOWEEN (Dia das Bruxas) no Brasil, foi criado em caráter nacional em 2005, o Dia do Saci (31 de Outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência da cultura Norte-americana em nosso País.
   O Saci é um dos personagens mais conhecidos e queridos do Folclore brasileiro. Provavelmente surgiu entre os povos indígenas da Região Sul do Brasil durante o período Colonial. Nesta época era representado por um menino indígena moreno, com rabo e que vivia aprontando travessuras  na floresta. Ao migrar para o Norte, o mito e o personagem sofreram modificações que receberam da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro de uma perna só, passou a ser apresentado usando um gorro vermelho e um cachimbo.
   O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico, muito divertido e brincalhão, o Saci passa todo o tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas, assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos, bois e demais animais nos pastos, campos e terreiros pelos quatro cantos  desse imenso Brasil. Apesar de brincalhão e arteiro, o Saci não tem intenção de prejudicar ou fazer mal às pessoas.
    Segundo a mitologia, ele se movimenta dentro de redemoinhos de vento, e para capturá-lo é necessário jogar uma peneira sobre o mesmo e em seguida prendê-lo em uma garrafa.
Mas de acordo com a mitologia o Saci não é voltado apenas para brincadeiras e travessuras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos de todos estes conhecimentos. Quem chegar à floresta em busca dessas ervas medicinais, deve pedir autorização a ele, caso contrário, se tornará mais uma vítima de suas travessuras.
    A crença neste personagem ainda é muito grande no interior do Brasil. Em volta das fogueiras, em frente às, os mais velhos contam aos mais novos, suas experiências com o Saci.
    Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém o personagem chegou aos centros urbanos através da Literatura, da Televisão e das histórias em quadrinhos. Quem primeiro retratou o personagem de forma brilhante na Literatura Infantil, foi o escritor Monteiro Lobato, nas histórias do Sítio do Pica-Pau- Amarelo.
    Nossa atividade em homenagem a esse querido personagem foi muito boa. Houve palestra sobre sua misteriosa existência. Após a palestra a turma presente fez desenhos e escreveu textos a respeito da rica história desse lendário personagem.
                                Vejam imagens dessa atividade:

E foi assim que homenageamos o travesso mas muito querido Saci. Atenciosamente: Marisa Lima, Aux. de Biblioteca responsável por esta Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário